quarta-feira, 31 de outubro de 2012

É o Poder direito?


Senhoras e Senhores! No canto vermelho: a superpotência única mundos com o arsenal militar mais poderosa da história humana. No canto verde: um bando de semi-alfabetizados caras barbudos com AK-47s e granadas foguete. Ele deve ser um não-competição, certo? Errado. Eu não estou dizendo que os caras barbudos estão ganhando, mas eles são os únicos a levantar ante.

Eu sei que muitos de vocês devem estar pensando é fácil ser um crítico de poltrona quando você não está a lá fora enfrentando as balas. Concordo, exceto que eu não estou criticando. Só estou tentando entender o que está acontecendo. Nem estou passando nenhum julgamento moral. Numa guerra, as distinções entre o certo eo errado se turva muito rapidamente. Um lado acredita que está lutando para salvar o mundo para a democracia, o outro que algum poder divino está direcionando suas ações. As guerras sempre procurou justificação de algum tipo, mas, em última análise, é só matar pessoas de outras pessoas.

Então, o que está acontecendo no Afeganistão? As forças dos EUA e da NATO militares foram golpeando o Taliban como moscas incómodas para cinco anos, mas eles continuam pululando por aí. Eles até parecem ser de criação. Há muito mais deles agora do que havia há dois anos. Eles são como a serpente proverbial. Você continua cortando seu rabo e continua a crescer de volta. E é aí que reside o problema.

Im certeza de que os EUA é suficientemente inteligente para perceber que, se eles querem eliminar definitivamente o monstro Taliban, eles têm de decapitar-lo. O problema é que eles não podem chegar à cabeça. Ela reside na casa de aliado dos EUA que nobre, no Paquistão. Tudo o monstro precisa fazer é filme a sua língua bifurcada devorar alguns dos infiéis e qualquer afegãos que acontecer para estar no caminho e retirá-la com segurança. O bom general no Paquistão, que, há não muito tempo, embarcou em uma ofensiva de charme na América (principalmente para promover provavelmente o mais megalomaníaco tripe Simon & Schuster já publicado), tem os EUA pelos unmentionables e ele sabe disso. Claro, todo mundo sabe que o seu país é a fonte do terrorismo, mas Mush é indispensável na luta contra a Al Qaeda ou assim diz ele. Para um general que se gaba de que ele está no controle total de seu país, parece estranho que ele não pode encontrar OBL, que foi se escondendo à vista de todos durante os últimos cinco anos. Claro, ele arredonda para cima seus companheiros de tempos em tempos, mas seus motivos são quase altruísta. Ele teria recebe uma recompensa substancial para cada cabeça entregue.

Quanto ao Taliban, não nos esqueçamos que eles são a criação Pakistans. Paquistão tem alimentado deles, armado, e então deixá-los soltos. Eles são os generais trunfo. Eles não tem certeza que o velho inimigo, a Índia não entre um ponto de apoio no Afeganistão; que manter esse maldito Hamid Karzai, do outro lado da fronteira, de ficar à frente de si mesmo. Eles fazem Mush certeza permanece "indispensável" para Bush.

Então, por que não é o exército dos EUA acertar? Em teoria, o Talibã são um alvo muito mais fácil do que os insurgentes no Iraque. Eles não se escondem entre a população civil. O Afeganistão tem vastas e escassamente povoadas extensões montanhosas e desertos. Os EUA poderiam bombardear o crap fora delas, sem incorrer em danos colaterais muito. Então por que eles são mais fortes agora do que theyve sido no passado recente?

Uma razão pode ser que os americanos estão conduzindo uma guerra convencional contra um inimigo não convencional. Poderia não é necessariamente certo neste caso. O cenário habitual é algo como isto. Um comboio dos EUA ou pelotão é emboscado pelos bandidos. Os norte-americanos ficar louco como o inferno e ir atrás deles com armas em punho. Normalmente, o seu caso de exagero. Estima-se que as forças americanas, em média, gastam 300 balas e cem quilos de bombas em um único combatente inimigo ea maioria deles já caiu para seu santuário no Paquistão de qualquer maneira. Idealmente, os EUA deveriam ter equipes de comandos, que podem prosseguir os nasties todo o caminho de volta para seus esconderijos e, em seguida eliminá-los. No entanto, eles precisam atravessar a fronteira para isso e que ofenderia Musharrafs sensibilidades delicadas. E assim, o impasse continua. Foi recentemente relatou que, imediatamente após 9/11, o general foi dado um "você está conosco ou contra nós" ultimato. Talvez, o seu tempo, ele tem outra.

Depois, há esta "conquista de corações e mentes" dos negócios. Evidentemente, os americanos estão fazendo um melhor sorte neste departamento no Afeganistão que no Iraque, mas alguns dos moradores ainda parecem estar chateado. Por quê? Ignóbil como parece, às vezes fazendo a "coisa certa" precisa tomar um banco traseiro de conveniência política. O galo principal dos moradores contra os norte-americanos e da OTAN é que eles estão pressionando o governo de Karzai para destruir seus campos de papoula. Claro, o ópio é ruim: ele é convertido em drogas que vive ruínas americanos e assim por diante. Nenhum argumento lá. Mas olhar para ele do ponto de vista afegão agricultores: (a) que tem vindo a cultivar papoulas para séculos e (b) ele busca dele um rendimento muito bom. Se alguém lhe pede para destruir os seus meios de subsistência e reduz-lhe a penúria, você acha que ele é vai ser feliz com isso? O que você espera que ele faça? Há arenta monte de oportunidades de emprego no Afeganistão no momento.

O dilema básico da administração Bush é que ela está tentando tomar o terreno elevado e fazer a guerra ao mesmo tempo. Não há nada de moral sobre a guerra. Seu negócio sujo. Bush, pode se preocupar com a opinião pública e as classificações (que vão do Sul de qualquer maneira) ou ele pode permitir que seus militares para terminar o trabalho. Ele não pode ter as duas coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário