segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Efeito gargalo


O significado do dicionário de gargalo é "a parte estreita de uma garrafa perto do topo". No entanto, o efeito de gargalo termo tem mais a ver com o significado abstrato da palavra. Efeito de gargalo pode ser ligado a seção "estreita ou obstruída, a partir de uma rodovia ou uma pipeline". Em outros aspectos, isso significa que algum "impedimento ou obstrução em um padrão de crescimento certo". Efeito de gargalo é usado para co-relacionam as tendências populacionais em humanos e em terminologia de negócios, é ligada à limitação de produção em uma empresa. Vamos saber mais sobre: ​​o que é efeito de gargalo?

Qual é o efeito de gargalo em seres humanos?

Nos seres humanos, o efeito de estrangulamento é referido como gargalo população ou gargalo genético que se acredita ser um evento evolucionário em que há uma diminuição drástica na população da espécie humana. O efeito de gargalo pode ser uma conseqüência de epidemias, desastres naturais fogo, inundações, secas e outros eventos destrutivos.

Qualquer forma de restrição temporária à população reduz drasticamente a diversidade genética das espécies. A diversidade genética é um fator crucial que garante a longevidade e adaptabilidade de nenhuma espécie em particular em um ambiente particular. Redução da diversidade genética leva a deriva genética em uma população e pode resultar em baixa adaptabilidade para as tendências de mudança de clima e, gradualmente, podem levar à extinção de uma geração.

Vamos considerar um exemplo simples de nossa vida diária. Se certos indivíduos em determinada população têm olhos de cor preta e azul e no efeito de gargalo caso ocorre na população, em seguida, alguns dos alelos (série de forma alternativa do gene que ocupam posições nos cromossomos), levando estas características específicas, podem reduzir ou pode ser completamente eliminada.

O que exatamente é a deriva genética? Na terminologia médica, deriva genética é definida como uma mudança na frequência do alelo numa determinada população. Se tomarmos um exemplo prático de efeito gargalo, então de acordo com os cientistas evolucionistas, as espécies do elefante-marinho do norte tem sido adversamente afetada pelo efeito de gargalo. Caça extensa desses elefantes levou a uma enorme diminuição em seus números no final do século 19. Desde então, seus números aumentaram consideravelmente depois de algumas medidas foram tomadas por governos de vários estados, ainda que, há falta de diversidade genética de sua população.

Mais algumas informações sobre estreitamente inter-relacionados tópicos podem ser encontradas lendo estes artigos:

* Teoria de Darwin da Seleção Natural

* Engenharia Genética

* Genética Humana

Qual é o efeito de gargalo no negócio?

Efeito de gargalo está relacionado com a limitação da produção no campo de negócios e isto pode ser devido a um certo número de limitações. Estas restrições ou "gargalos" de crescimento limitar e reduzir a eficiência global da empresa. Efeito de gargalo no mundo dos negócios é usado para sugerir as limitações em fábricas de produção ou até mesmo no padrão de pensamento de manejos. Identificação de gargalos e eliminá-los o mais cedo possível, é essencial para o crescimento constante da empresa e evitar grandes perdas financeiras.

Um exemplo de gargalo em uma unidade de fabrico é uma máquina, que produz apenas um certo número de unidades e não pode produzir mais do que isso, devido às suas limitações de velocidade ou de eficiência pobre, embora haja uma possibilidade de que possa aumentar a saída se está marcada / reparado ou inovou. Este foi apenas um exemplo das limitações de estrangulamento nas empresas.

Além dessas limitações, há uma série de outros pontos de estrangulamento nas empresas que a administração precisa considerar para o bom crescimento da empresa. Uma das teorias de gestão mais eficazes, que têm sido formuladas em relação à Teoria das Restrições (TOC) foi pelo Dr. Eli Goldratt. Sua extensa pesquisa e teoria única ajuda as empresas e líderes de gestão para chegar a soluções de negócios que são eficazes para a empresa. Efeito de gargalo, como podemos ver, é usado para resolver situações diferentes, como por a exigência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário